10 Maneiras em Que Manter um Diário pode Melhorar Sua Vida

Registrar os eventos da sua vida de forma regular oferece muitos benefícios. Veja os principais motivos pelos quais você deveria começar um diário imediatamente.

1. Um diário ajuda você a refletir sobre sua vida

A vida passa rápido. Escrever num diário lhe dá a oportunidade de parar para refletir a respeito de tudo na sua vida. Refletir pode ajudá-lo a ter certeza de que está fazendo o necessário para permanecer satisfeito com sua vida.

2. Fazer anotações diárias incentiva à gratidão

Use um diário para registrar todas as coisas pelas quais se sente grato a cada dia. Fazer disso um hábito regular pode ajudar você a ser mais otimista e lembrá-lo de saborear as pequenas coisas da vida a cada dia.

3. Ter um diário ajuda a transformar sonhos em metas

Quando você começa a anotar os seus sonhos, é mais provável que defina um cronograma de como realizá-los. Assim que estabelecer seu cronograma e os passos que vai começar a tomar, terá transformado seu sonho numa meta. Suas chances de alcançar esses sonhos são maiores depois que você começa a anotar as ações progressivas que vai tomar.

4. Um diário permite que você tenha um registro das suas realizações

Anotar suas realizações ajuda a ter um registro do sucesso que está tendo na vida. Recapitular uma lista de realizações pode ser muito útil quando se está avaliando assumir um novo risco ou não. Lembrar-se de todas aquelas vezes em que seu trabalho árduo lhe trouxe recompensas pode dar aquele empurrãozinho extra para pedir um aumento ao patrão ou convidar alguém para um encontro.

5. Um diário fornece uma válvula de escape emocional

Muitas pessoas não se sentem confortáveis de falar em voz alta sobre seus sentimentos. Escrever num diário pode prover uma válvula de escape emocional. Classificar seus sentimentos e anotar tudo o que sente sem o medo de ser julgado por outros pode ser uma ótima terapia.

6.  Escrever num diário aumenta suas oportunidades de resolver problemas

Ter um diário ajuda você a analisar suas opções quando está procurando a solução para um problema. Você pode anotar os prós e contras de cada opção e realmente analisar qual solução provavelmente dará os melhores resultados. Isso pode ajudar você a identificar maneiras criativas de resolver problemas e a se sentir mais confiante a respeito de suas escolhas.

7. Manter um diário reduz o estresse

Escrever num diário pode ajudar a reduzir a desordem mental e o estresse. Ao invés de ter a sensação de que você deve manter um registro de tudo o que está em sua cabeça, simplesmente saber que mais tarde você vai escrever em seu diário pode liberar sua energia mental para cuidar de outras tarefas.

Saber que pode escrever sobre suas preocupações também ajuda a reduzir a ansiedade. Em vez de desperdiçar tempo em outros momentos do dia, preocupado com algo, lembre a si mesmo de que vai escrever sobre isso no seu diário depois.

8. Um diário vai ajudar você a se compreender melhor

Escrever sobre suas experiências, pensamentos e sentimentos pode ajudar você a desenvolver uma compreensão muito maior de si mesmo. Colocar o que está se passando em sua mente no papel realmente ajuda a esboçar informações sobre você mesmo.

Ler anotações passadas também é útil. Pode lhe dar um melhor entendimento de como se sentia quando tomou certas decisões. Talvez entenda por que cometeu erros ou evitou riscos. Serve como lembrete útil de quanto progresso já fez.

9. Manter um diário ajuda você a viver de acordo com seus valores

Escrever a respeito de suas atividades diárias pode realmente lhe dar a percepção de onde investe seu tempo. Se você diz que sua família é importante, mas percebe que está trabalhando muito mais do que participando em atividades familiares, essa pode ser uma experiência despertadora. Um diário pode ajudá-lo a se manter honesto e a fazer mudanças na vida que estejam em harmonia com seu sistema de valores.

10. Ter um diário melhora seus relacionamentos

Escrever num diário pode beneficiar seus relacionamentos. Colocar no papel pensamentos irados ao invés de expressá-los verbalmente pode impedi-lo de dizer algo do qual se arrependa. Ter um diário também pode ajudá-lo a ver as coisas de uma perspectiva mais ampla, o que lhe permitirá perdoar e deixar passar pequenas falhas.

Leave a Reply

AutoEstima em 30 Dias