63 Maneiras de Construir sua Autoconfiança

Confiança é uma ferramenta que você pode usar em sua vida cotidiana para fazer todos os tipos de coisas legais. Não menos importante para parar de duvidar de si mesmo, gerenciar seus medos e se tornar capaz de fazer mais coisas que realmente importam para você.
Mas não muitas pessoas percebem que a sua autoconfiança funciona exatamente como um músculo: ela cresce em resposta ao nível de desempenho necessário para isso. Ou você a usa, ou você a perde. É por isso que eu vou te escrever 63 maneiras para construir a sua confiança, para que você se torne um gigante.

  1. Aprendizagem é uma coisa boa, então se matricule naquela aula noturna (de alguma coisa que te interessa!) e curta a experiência.
  2. Saia da sua própria rotina, perguntando ao seu parceiro ou ao seu melhor amigo o que você pode fazer para ele hoje.
  3. Comece a se exercitar.  Os efeitos fisiológicos vão fazer você se sentir bem.
  4. Vá a um evento de networking e se concentre em como você pode ser útil às outras pessoas, ao invés de ficar nervoso com as suas próprias coisas.
  5. Tenha um olhar cristalino sobre as coisas que realmente importam para você. Se elas não estiverem na sua vida, você precisa trazê-las.
  6. Escreva uma lista com as coisas que você está tolerando e aturando na sua vida. Em seguida, escreva como você pode removê-las, minimizá-las ou diminui-las, uma a uma.
  7. Lembre-se de uma grande vitória ou sucesso que você tenha experimentado e dê créditos a você mesmo pela sua parte nisso. Reconhecer as suas realizações não é algo egoísta, é algo saudável.
  8. Da próxima vez que você estiver num evento, não fique só com as pessoas que você conhece – dê uma volta e converse com alguém que você não conheça. Você nunca sabe quem ou o que poderá descobrir.
  9. Da próxima vez que você se convencer a fazer algo (um convite a uma festa, um projeto desafiador ou qualquer outra coisa), diga “Que problema tem?” e faça-o, de qualquer maneira.
  10. A cada dia, faça uma coisa que te faça sorrir (por dentro ou por fora).
  11. Observe os padrões de pensamento que te levam a um lugar onde você começa a duvidar ou a pensar excessivamente.  Agora imagine que o seu melhor amigo passou exatamente pelo mesmo processo de pensamento e acabou se auto-sabotando – o que você diria a ele?
  12. Chame aquela garota ou aquele rapaz de quem você gosta pra sair (somente se você for solteiro(a)! Não quero causar problemas!).
  13. Você tem que manter a sua mente bem alimentada, então escreva uma lista das 20 coisas que mantêm a sua mente bem-nutrida e certifique-se de que você esteja dando espaço para essas coisas na sua vida.
  14. Pare de representar diferentes papéis e espremer-se em padrões com base em como as pessoas esperam que você se comporte.
  15. Aprenda a repreender a si mesmo cada vez que você disser para si que não pode ter, que não vai conseguir ou que não é bom o suficiente para alcançar o que quer.
  16. Tire a si próprio do piloto automático – tome decisões com base no que realmente importa para você.
  17. Na próxima vez que você enfrentar um risco ou um desafio, escute o que você diz a si mesmo e procure uma maneira para que esse diálogo interno possa ser melhorado.  Pergunte a si mesmo “o que tornaria isso mais fácil?”
  18. Está com medo de parecer bobo? Você, e todo mundo! Não é nada demais, então não deixe isso te impedir. Repita isso comigo – “Isso não importa.”
  19. Não pense nem por um segundo que você não pode ser confiante.  Já há um monte de coisas que você faz com a sua autoconfiança natural. Você só tem que observá-las e se familiarizar em relação a como você se sente com elas.  Observe as coisas que você faz e a dúvida de se você está confiante o suficiente nunca surge.
  20. Ouça suas dúvidas, mas prepare-se para tomar decisões fundamentadas, uma vez que você as ouvir. Às vezes as suas dúvidas estão lá para que você saiba para o que você precisa se preparar, então você pode usá-las em seu benefício, conforme você progredir.
  21. Pense em um momento quando você sentiu o painel de controle da sua cabeça se colocar na posição ON e você estava motivado em todos os sentidos. O que você estava fazendo e qual era a razão para se sentir tão bem?
  22. Você tem um monte de regras antiquadas que determinam o que você deve fazer e não deve fazer. Estas regras limitam seu pensamento e o seu comportamento. Rasgue o seu livro de regras e observe o quão livre você é para tomar grandes decisões.
  23. Você se irrita com você mesmo por não fazer a maioria das coisas que gostaria, ou porque recuou em uma oportunidade?  Não se culpe, porque isso só vai fazer você se sentir pior. Ao invés disso, seja brutalmente honesto e pergunte-se o que você ganhou e o que perdeu com essa situação. Baseado nesse equilíbrio entre ganhar/perder, qual seria uma escolha diferente que você poderia fazer na próxima vez?
  24. Se você já fez tudo na vida, você não precisa ter medo. Nunca pense que ter medo significa que você não tem confiança. Isso simplesmente significa que você está indo a algum lugar novo.
  25. Se há alguém na sua vida que coloca você pra baixo ou faz você se sentir pequeno, você deve fazer com que essa pessoa saiba que você espera algo diferente de agora em diante. Você deve isso a si mesmo. Você merece coisa melhor.
  26. Paquere.  É uma maneira inofensiva de ‘jogar’ criando conexões com as pessoas e se divertindo.
  27. Revele um pouco de quem você realmente é em uma relação. Isso pode fazer você se sentir com frio na barriga.
  28. Reconheça e dê boas-vindas a todas as suas experiências – às coisas boas e às coisas ruins. Tudo é igualmente válido, e esconder as coisas das quais você não gosta só gerará conflitos.
  29. Sempre reconheça que você é mais do que um simples participante em qualquer situação em que você se encontre, não importa o quão duro possa se tornar.
  30. Não se confunda no drama do que está acontecendo agora, mas sim procure formas mais úteis de se envolver com o que acontece na sua vida.
  31. Não ceda automaticamente – muitas vezes isso significa que você está se vendendo por pouco.
  32. Quando sentir vontade de deixar a sua marca e gritar “eu mereço coisa melhor do que isso!”, dê um passo para trás e diga ” Eu posso SER melhor do que isso.”
  33. Confiança às vezes significa admitir que você está errado – sempre esteja pronto para dar o braço a torcer e mudar as suas ideias.
  34. Confie nos seus instintos.  Eles sabem do que você está falando.
  35. O medo é uma maneira de dizer que você está prestes a se esticar e crescer na sua confiança. Isso é uma coisa boa, então use-o para se mover para frente, ao invés de fugir.
  36. Imagine que você recebeu a visita de uma versão de você mesmo. Uma versão bem sucedida, confiante, atraente e vibrante, de você, no futuro. Uma versão que tem tudo que você espera ser. O que você gostaria de dizer a você mesmo?
  37. Não ache que você tem que fazer tudo sozinho – às vezes, a atitude mais confiante a se tomar é pedir ajuda.
  38. Arrisque em algo amanhã.  Qualquer coisa, grande ou pequena, só se arrisque.
  39. Você precisa estar perto de pessoas que fazem você se sentir como VOCÊ, então passe mais tempo com as pessoas que te apoiam e incentivam, e menos tempo com aquelas que te colocam pra baixo.
  40. Pare de lutar contra as coisas de que você não gosta na sua vida – crie um ambiente harmonioso ao seu redor, que flua e que permita que você seja você.
  41. Nenhum homem é uma ilha, e você precisa fazer parte do mundo que o cerca para se sentir confiante. Como você pode participar no que é importante para você?
  42. Esqueça os prós e os contras – faça algo ousado diante de seus desafios e medos.
  43. Trabalhe no desenvolvimento das habilidades que você precisa ganhar em relação às coisas que são importantes para você. O que você pode praticar que poderia melhorar radicalmente as suas chances de ganhar?
  44. O corpo é um espelho da mente, então levar o seu corpo a um estado de confiança pode gerar resultados surpreendentes.
  45. Não fique desanimado ou desmotivado quando você chegar a 90% em algo em você está trabalhando – avance e você verá que os últimos 10% é onde a mágica acontece.
  46. Você continua se comparando com os outros?  Pare com isso, não tente aprovar a si mesmo através da comparação – você é simplesmente espetacular como você é.
  47. Levante a cabeça e se expresse se houver algo que você acha que poderia ser melhorado ou se você tem uma ideia que você acha que seja válida.
  48. Se há algo que você tem lutado para entender há algum tempo, pare de tentar entender isso. Aceite-o como é, totalmente e completamente.
  49. Tímido com pessoas novas? Isso não é um problema. Não há nada de errado em ser tímido e isso não significa que você não seja uma pessoa confiante. Só não pense demais sobre isso. Não comece a se martirizar ou a pensar que você é inferior só porque você é tímido – quanto mais você pensar assim, pior ficará.
  50. Seu ambiente impacta diretamente a sua auto-percepção, então se você está cercado por desordem, muito trabalho e lixo, separe uma manhã para fazer uma limpeza nas suas coisas e se organizar.
  51. Escreva uma lista das coisas incríveis que adoraria fazer na sua vida e dê um primeiro passo simplesmente olhando para as primeiras duas coisas que saltam aos seus olhos.
  52. Não faça a sua felicidade, ou a sua autoestima, depender do fato de estar em um relacionamento ou ser aprovado por outra pessoa. Primeiro, encontre o seu próprio valor e então os seus relacionamentos e a sua confiança se tornarão imensamente melhores.
  53. Os seus pontos fortes podem ser usados para superar qualquer um dos seus pontos fracos. Todos nós temos fraquezas, mas elas só prejudicarão a sua confiança se você deixar.
  54. Quanto mais tempo você deixar aquela coisa importante na sua lista de afazeres, mais ela vai te drenar e maior ela parecerá – faça-a acontecer e liberte-se!
  55. Quais tópicos, temas, padrões e paixões importantes sempre estiveram na sua vida?  Se essas coisas não estiverem presentes na sua vida agora, você precisa mudar as suas prioridades.
  56. A sua imagem corporal é importante, porque se você tem um relacionamento ruim com o seu corpo, você não vai se sentir confiante em relação a si mesmo. Cuide-se, se você precisar, e apenas certifique-se de que você está de bem com o seu corpo.
  57. Ser confiante é um processo contínuo. Não é uma meta ou um ponto final que você alcança e depois para. Continue buscando o melhor das suas capacidades e a sua confiança sempre estará lá para te apoiar.
  58. Tente um novo caminho. Os bem-trilhados caminhos da sua vida podem facilmente se transformar de familiaridade, a apatia e desconexão.  Um novo caminho acorda você.
  59. Não diga “Sim” para assumir uma tarefa simplesmente porque você não quer se sentir ‘desagradável’ – você pode recusar educadamente as solicitações que não puder cumprir, e não precisa criar uma desculpa para isso.
  60. Olhe para as pessoas que você respeita e que te parecem ser confiantes – não as copie, mas identifique o que é que elas fazem de forma diferente e que transmite confiança, e veja o que você pode aprender com elas.
  61. Faça um plano para fazer algo e faça escolhas deliberadas para seguir adiante. Ver o progresso lhe dará um importante auto-reforço.
  62. Quando você se sentir concentrado no seu interior, tornando-se paralisado com medo ou dúvida, alterne essa situação para se concentrar também no exterior, com o que você pode se envolver e interagir.
  63. Ainda se martirizando por ter falhado ou estragado algo? Pode não ser um momento dos mais legais, mas se martirizar não vai ajudá-lo a passar por isso. É muito melhor reconhecer que, se algo acontece ou não, você deve continuar a buscar uma vida interessante, de qualquer forma.

 

Artigo original: http://www.lifehack.org/articles/lifestyle/63-ways-to-build-self-confidence.html

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