Ajude seu Filho Adolescente a Construir uma Imagem Corporal Saudável

Conforme os adolescentes crescem e mudam, eles podem se sentir mais conscientes, ou até hiper-cientes, de cada defeito corporal ou quilo extra que aparecer. Eles também são bombardeados por imagens do que seria o “ideal”, muitas vezes aprimoradas por computador, e que são praticamente impossíveis de se alcançar. Essas mensagens podem convencer qualquer um de que ele é muito gordo, muito magro, muito baixo ou muito alto.
A boa notícia é que, como pai, você tem mais influência do que pensa para ajudar o seu filho adolescente a superar este momento difícil da vida, e criar uma auto-imagem positiva, não importa seu tamanho ou forma.
Tanto Meninas quanto Meninos Podem Sofrer com Isso
Nas revistas de moda, programas de TV, filmes e redes sociais, os adolescentes podem ter a impressão de que os modelos e as celebridades têm corpos perfeitos e peles impecáveis. Muitos adolescentes se comparam a ilustres atletas e estrelas de cinema. Eles se sentem insatisfeitos se os seus corpos não atingem aquele padrão.
Os adolescentes podem até arriscar entrar em depressão, ter transtornos alimentares e outros comportamentos perigosos, na tentativa de alcançar o que eles acham ser um corpo perfeito.
Os meninos, geralmente, não falam sobre questões de imagem corporal tanto quanto as meninas, mas isso não significa que eles não reflitam sobre essas questões. Eles também podem lutar contra transtornos alimentares. Mas pais e médicos podem negligenciá-los, mesmo se estiverem alerta para tais problemas em relação às meninas.
Se você acha que seu filho adolescente pode estar lutando contra sua baixa autoestima, o que você pode fazer para ajuda-lo? Tente dar estes passos simples, para começar. Claro, se você notar grandes mudanças no peso ou nos hábitos alimentares do seu filho adolescente, converse com seu médico.
Adoloscentes, Imagem Corporal e Autoestima
Seja um bom modelo. Seu filho adolescente o observa.
Seu filho adolescente está acompanhando de perto o seu estilo de vida, os seus hábitos alimentares e atitudes, mesmo se ele parece não ligar cada vez que você fala alguma coisa. Preste atenção ao exemplo que você está dando e faça mudanças, se você não gostar do que vê. Você pode iniciar um programa de exercícios, comer de forma mais saudável ou desligar a TV e ir dar uma caminhada.
Lembre-se, seu filho também vai olhar para você como um modelo para as suas atitudes, em relação ao seu corpo. Então, se você está constantemente criticando o tamanho do seu quadril ou queda de cabelo, ele vai aprender a se concentrar em seus defeitos, ao invés de focar nas suas boas qualidades.

 

Artigo Original : http://www.webmd.com/parenting/raising-fit-kids/mood/healthy-body-image

Leave a Reply

AutoEstima em 30 Dias