A Baixa Auto-Estima é uma Profecia Auto-Realizável?

Às vezes, os medos de uma pessoa se tornam tão fortes que podem se materializam, transformando-se numa profecia auto-realizável. Isto acontece muito com as pessoas que têm baixa autoestima. A baixa autoestima em si pode facilmente se tornar, de alguma forma, uma profecia auto-realizável, mas isso não precisa ser assim.

 

O que é autoestima?

Muitas pessoas não têm consiciência da verdadeira definição de autoestima. Ela é muito mais profunda do que a autoconfiança, e mais profunda ainda do que acreditar em si mesmo. Verdadeiramente, a autoestima é uma medida de percepção de autovalor e auto-respeito. É importante entender que você é digno de felicidade, de amor e de tudo de melhor que houver no mundo.

 

Compreendendo um Ciclo Vicioso

Frequentemente, a autoestima gira em torno de si mesma e cria um ciclo vicioso. Por exemplo, a pessoa sente que não é digna ou boa o bastante para ganhar uma promoção e, assim, ela nem tenta conseguir essa promoção. Consequentemente, ela não conquista a nova posição, fazendo com que se sinta ainda pior em relação a si mesma.

 

Onde isso começou?

Muitas vezes, a baixa autoestima começa de alguma forma durante a infância. Pode ter acontecido algo trágico, algum comportamento abusivo em relação à própria criança ou que ela tenha visto, ou isso pode ter sido aprendido com os pais. Outras vezes, um evento trágico ou algum contratempo pode gerar baixa autoestima.

 

Onde isso termina?

Há um fim para o ciclo vicioso, mas cabe à pessoa realmente buscar se conhecer e acreditar que há um caminho melhor. Às vezes, é preciso ter a ajuda de entes queridos ou mesmo de terapeutas para superar o poder da baixa autoestima.

 

A profecia auto-realizável

A baixa autoestima pode facilmente se tornar uma profecia auto-realizável. Ao se permitir pensar que você não merece que algo de bom aconteça e ao não trabalhar para a sua melhoria, você vai ajudar essas ideias auto-depreciativas a florescer e, eventualmente, se materializarem.

 

Isso não precisa ser assim

A baixa autoestima não tem que estar lá presente para sempre. É possível superar os laços da baixa autoestima e aprender a se amar e a se respeitar. O ciclo pode ser quebrado.

Como superá-lo

Qualquer um pode superar a baixa autoestima e quebrar o ciclo vicioso da profecia auto-realizável. Talvez seja necessário ter a ajuda de amigos, da família e de outra pessoas próximas. Quando isso acontece, porém, cabe principalmente à pessoa descobrir o seu autovalor.

 

Você tem o poder

Se você luta contra a baixa autoestima e se encontra em um ciclo de circunstâncias infelizes, saiba que você tem o poder de sair desse lugar e quebrar o ciclo. Reconheça que você é uma pessoa bonita, maravilhosa, capaz e merecedora de amor e de respeito, tanto dos outros quanto de si mesma.

A baixa autoestima pode ser uma profecia auto-realizável, mas não deve ser. As primeiras etapas a seguir para quebrar o ciclo são compreendê-lo e entender de onde a baixa autoestima vem. Depois disso, cabe à pessoa realmente reconhecer o seu autovalor e auto-respeito, para fazer o melhor por si mesma.

Leave a Reply

AutoEstima em 30 Dias