Como a Gratidão pode Mudar a Sua Vida

[A Gratidão pode mudar a sua vida]

Se a única oração que você fizer na vida for ‘obrigado’, isso bastará. – Meister Eckhart

Gratidão significa ter apreço, alistar suas bênçãos, perceber simples prazeres e reconhecer tudo o que você recebe. Significa aprender a viver como se tudo fosse um milagre e ter continuamente consciência de tudo o que tem recebido. A gratidão desvia sua atenção daquilo que falta em sua vida para a abundância que você já tem.

Além disso, pesquisas comportamentais e psicológicas têm mostrado as surpreendentes melhorias na qualidade de vida provenientes da prática da gratidão. Agradecer faz as pessoas mais felizes e resistentes, fortalece relacionamentos, melhora a saúde e reduz o estresse.

Pesquisas mostram que a gratidão aumenta a qualidade de vida

Dois psicólogos – Michael McCollough, da Universidade Metodista do Sul, em Dallas, Texas, e Robert Emmons, da Universidade da Califórnia, em Davis – escreveram um artigo a respeito dum experimento que realizaram sobre a gratidão e seu impacto no bem-estar. O estudo separou várias centenas de pessoas em três grupos, e foi pedido que todos os participantes mantivessem diários.

O primeiro grupo registrou no diário os eventos de cada dia sem receber instruções específicas de escrever sobre coisas negativas ou positivas; o segundo grupo foi instruído a registrar suas experiências desagradáveis; e o último grupo recebeu instruções de fazer uma lista diária de coisas pelas quais se sentiam gratos. Os resultados do estudo indicaram que exercícios diários de gratidão resultam em níveis relatados mais altos de atenção, entusiasmo, determinação, otimismo e energia.

Ademais, os membros do grupo da gratidão sofreram de menos depressão e estresse, tinham maior probabilidade de ajudar outros, faziam exercícios com mais regularidade e fizeram maior progresso para atingir metas pessoais.

O Dr. Emmons, que tem estudado a gratidão há quase 10 anos e é considerado por muitos a maior autoridade mundial no assunto, é autor do livro Obrigado! Como a gratidão pode torná-lo mais feliz . As informações nesse livro são baseadas numa pesquisa conduzida por vários pesquisadores do mundo todo, envolvendo milhares de pessoas.

Algo que esse estudo mostra é que praticar a gratidão pode elevar os níveis de felicidade em aproximadamente 25%. Entre outras razões, isso é significativo porque, assim como existe um determinado peso que parece natural para você e que o seu corpo se esforça para manter, o seu nível básico de felicidade é estabelecido num ponto predeterminado. Se algo de ruim lhe acontecer ao longo do dia, a sua felicidade vai diminuir momentaneamente, mas depois voltará ao nível natural.

Da mesma forma, se algo positivo lhe acontecer, seu nível de felicidade será elevado e, depois, voltará ao nível predeterminado. A prática da gratidão eleva o seu nível preestabelecido de felicidade, de modo que poderá manter um grau maior de felicidade independentemente das circunstâncias externas.

Além disso, a pesquisa do Dr. Emmons mostra que – em comparação com as pessoas que não fazem isso – quem pratica a gratidão tende a ser mais criativo, recuperar-se mais depressa de adversidades, ter um sistema imunológico mais resistente e relacionamentos sociais mais fortes. Ele acrescenta: “Dizer que nos sentimos gratos não é o mesmo que dizer que tudo na nossa vida é necessariamente ótimo. Significa simplesmente que temos consciência de nossas bênçãos.”

Perceba e aprecie as dádivas de cada dia

As pessoas costumam não dar valor às coisas boas que já estão presentes em suas vidas. Existe um exercício de gratidão em que a pessoa é instruída a imaginar que perdeu algumas das coisas que considera garantidas, como sua casa, sua capacidade de ver, ouvir ou andar, ou qualquer coisa que atualmente lhe ofereça conforto.

Daí, deve imaginar que as está recuperando uma a uma e considerar como se sentiria grato por cada uma dessas coisas. Além disso, é preciso começar a encontrar alegria nas coisas pequenas, ao invés de insistir em esperar por grandes realizações – por exemplo, obter uma promoção no emprego, ter um bom pé-de-meia guardado, casar-se, ter um bebê e assim por diante – antes de se permitir sentir gratidão e alegria.

Outra maneira de apreciar mais plenamente a vida é por usar a gratidão para ajudá-lo a encarar os assuntos da perspectiva correta. Quando as coisas não acontecem como você gostaria, lembre-se de que toda dificuldade traz consigo as sementes de um benefício equivalente ou maior. Em face de adversidades, pergunte-se: ‘O que há de positivo nisso? O que posso aprender com isso? Como posso me beneficiar disso?’

Há muitas maneiras de praticar a gratidão

Um método comum para desenvolver a prática da gratidão é manter um diário da gratidão, conceito tornado famoso pelo livro de Sarah Ban Breathnach, Simplicidade e Plenitude: Um Diário de Gratidão . Esse exercício basicamente consiste de alistar diariamente três a dez coisas pelas quais se sente agradecido; isso pode ser feito cedo na manhã ou antes de ir dormir à noite.

Outro exercício que você pode experimentar é escrever uma carta de agradecimento para alguém que exerceu uma influência positiva na sua vida mas você não lhe agradeceu de modo apropriado. Alguns especialistas sugerem que você marque um encontro com a pessoa e leia a carta para ela face a face.

No ano passado, milhões de pessoas aceitaram o desafio proposto por Will Bowen, um ministro de Kansas City, de passar 21 dias sem reclamar, criticar ou fofocar. Para ajudar a condicionar os participantes a parar de reclamar, cada um deles usou uma pulseira roxa da Não-Reclamação.

Vários autores no campo da autoajuda já sugeriram que as pessoas façam algo parecido para ajudá-las a se condicionar para que estejam constantemente conscientes das coisas pelas quais são gratas na vida.

Uma variação desse conceito é criar uma pulseira da gratidão, com um pingente significativo ou vários pingentes representando as coisas pelas quais se sente mais grato.

Por exemplo, poderia ter um pingente em forma de coração para simbolizar sua cara-metade, bonequinhos para representar vários membros da sua família, uma maçã para representar saúde, um cifrão para simbolizar abundância, um pingente que represente sua profissão atual ou futura carreira e talvez um pingente que o faça rir, para representar humor e alegria.

Conclusão

Uma vez que você se concentrar em procurar coisas pelas quais se sentir grato, descobrirá que está começando a apreciar simples prazeres e coisas que antes considerava corriqueiras.

A gratidão não deve ser apenas uma reação quando você consegue o que queria, mas deve ser permanente, de forma que você perceba coisas pequenas e constantemente procure pelo positivo mesmo em situações desagradáveis.

Comece hoje a acrescentar gratidão às suas experiências, em vez de esperar por uma experiência positiva para ser grato. Assim, estará se encaminhando para se tornar um mestre na arte da gratidão.

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