Como Ajudar um Parceiro com Baixa Autoestima

Pode ser doloroso ver alguém que você ama lutar com sua própria autoestima. Ter um parceiro com baixa autoestima não só fere esta pessoa, como também pode afetar o relacionamento de vocês. Mas você pode ajudar de algumas formas.

 

Entendendo a Autoestima

 

Para realmente ser capaz de ajudar a seu parceiro, você precisa compreender o que a autoestima significa e de onde ela vem. A verdade é que a autoestima é mais profunda do que parece. Para fazer mudanças verdadeiras, você precisará cavar fundo. A autoestima não tem a ver somente com se sentir bem em relação à sua aparência ou se sentir confiante. Autoestima significa ter noção de autovalor e auto-respeito.

 

Olhe para o Passado

 

Muitas vezes, as pessoas com baixa autoestima se sentem assim por causa de coisas que lhes aconteceram no passado. Pode até mesmo ser algo que elas aprenderam com seus pais ou com alguma outra pessoa próxima.

 

Fale sobre o Assunto

 

Sem pressionar demais o seu parceiro, falar sobre os seus problemas pode ajudar. Ele(a) pode estar ou não estar disposto a falar sobre os seus sentimentos de autovalor, e pode até mesmo ficar vermelho por falar da situação. É importante que você não force a barra, se você quiser que a pessoa se abra no seu próprio tempo e não se sinta pressionada.

 

Considere fazer terapia

 

Às vezes, especialmente se a situação for particularmente ruim ou se estiver afetando as suas rotinas, fazer terapia pode ajudar a chegar à raiz do problema. Seu parceiro pode se sentir mais confortável ao conversar com um profissional, e você precisa estar ok com isso também.

 

Demonstre Amor Incondicional

Não importa o que aconteça, é muito importante que você mantenha e demonstre amor incondicional ao seu parceiro. A simples ideia de que você o(a) ama incondicionalmente, mesmo quando ele(a) não consegue encontrar esse amor por si mesmo(a), será o que manterá vocês unidos.

 

Fale sobre seus Sentimentos

 

Seu parceiro pode não conseguir compreender ou enxergar o seu próprio valor, mas você consegue. Faça seu parceiro saber o que você sente por ele(a) e fale frequentemente o que você sente e vê. Evite falar somente da sua aparência física. Lembre-se de que a autoestima está relacionada a coisas muito mais profundas. Quando puder, fale ao seu parceiro sobre todas as formas em que ele(a) é uma pessoa boa e como é merecedor(a) de amor e de respeito.

 

Tenha Paciência

 

Ensinar outra pessoa sobre si mesma é uma tarefa difícil e, às vezes, quase impossível. Você pode se sentir irritado, decepcionado, e até a sua própria autoestima pode sofrer alguns golpes. Tente ser paciente e dê ao seu parceiro o tempo e o espaço que ele(a) necessita.

 

Não Desista

 

O mais importante de tudo: não desista do seu parceiro. A baixa autoestima é um problema profundo e complexo, então resolvê-lo levará tempo e dará trabalho. Não é sua a tarefa de consertá-lo. Mas você pode ajudar o seu parceiro tendo paciência e dando força, assegurando que ele(a) busque ajuda.

 

Com paciência, amor e determinação, você pode ajudar o seu parceiro a superar a baixa autoestima. Pode ser um processo duro, com momentos dolorosos, mas vocês dois juntos podem superar tudo. Tenha esperança e confiança de que o seu parceiro, eventualmente, no seu tempo, conseguirá virar o jogo e ver a si mesmo como a pessoa maravilhosa que você sabe que ele(a) é.

Leave a Reply

AutoEstima em 30 Dias