Como Definir um Objetivo

Estabelecer um objetivo e alcança-lo, é o MELHOR MODO para aumentar a própria auto-estima em pouquíssimo tempo.

Nesse artigo que escrevi, te explico exatamente o modo em que eu pessoalmente, coloco os objetivos e como planejo alcançá-los.

Leia, coloque em prática e me deixe um comentário no final desse artigo.

Até

Giovanni

 

A definição dos objetivos é o primeiro passo para alcançá-los. Aqui está um artigo com exemplos práticos para te ajudar a definir melhor seus objetivos.

 

“Nada pode dar mais poder na sua vida que concentrar todas as suas energias num número limitado de objectivos.” – Nido Qubein

Mais ou menos intencionalmente, todos nós temos objetivos na vida. Tentar defini-los em modo claro é o primeiro passo para alcançá-los concretamente. Aqui está um pequeno guia, para definir os seus objetivos, seja a sua vontade de mudar um pequeno hábito ou mudar o mundo 😉

O que é um objetivo.

Pessoalmente, eu gosto de pensar em um objetivo como um desejo escrito com a tinta das ambições e construído sobre os alicerces das ações. Com um pouco menos de poesia, podemos definir um objetivo como qualquer coisa que tem um sentido, graças a um por quê e é realizado através de um como.

Ok ok agora chega com esses jogos de palavras, vejamos como definir os seus objetivos.

O “Coisa”

Confundir um objetivo com o que queremos obter, pode nos fazer iniciar com o pé errado, ou sem um alvo para bater não existirá objetivo. Mas este alvo deve ter as características certas, devem ser:

·         Concreto: O objetivo que queremos alcançar deve claro e objetivo, não deve haver interpretações sobre a sua realização: Um objetivo é centralizado ou não, não existem meio termos. Porque o objetivo claro deve ser o mais possível e concreto: cada vez que você definir uma meta, tente igualar a coisa com um objeto ou um número.

Evite palavras vagas (melhorar, mais, etc.) ou ligadas às emoções (sentir-se melhor, ser feliz).

·         Definido no tempo:

Um objetivo sem prazo não é um objetivo, é uma fofoca de bar. Quando definir um objetivo, deve sempre definir quando quer alcançá-lo. Como ensina a Lei de Parkinson, os limites de tempo causam motivação.

·         Quase alcançado:

Sim, você leu certo: a meta deve ser quase atingida. Jogar seguramente não vai te ajudar: quando estabelecer uma meta, você tem que ter medo, medo de não poder alcançá-la. Isso irá gerar aquela tensão positiva que lhe permitirá ultrapassar seus limites e crescer.

Um músculo só cresce quando dói. Por outro lado, um objetivo Quase alcançado não é um objetivo impossível: Fixar em uma meta muito ambiciosa, te trará somente frustração. Enfim, um quase alcançado, é um objetivo que está ao alcance da sua esfera de influência: você não pode fazer nada para ganhar na loteria, mas pode fazer muito para melhorar a sua situação financeira.

Alguns exemplos de objetivos concretos, definidos no tempo e quase alcançados?

  • “Superar os 10 exames em um ano acadêmico”
  • ”Duplicar os seus ganhos em 12 meses”,
  • ”Adotar 10 novos hábitos saudáveis em 1 ano”

Mas a coisa não basta, para comprometer-se e reencontrar a motivação, dia após dia, você precisa de outra coisa, precisa de…

O “Por que”

A primeira pergunta que deve fazer depois de escrever o seu objetivo é:

“Por quê?”

Por que quero alcançar esse objetivo?”“, “Quais são as motivações que me impulsionam?”.

Se não consegue encontrar ao menos 10 válidas motivações para alcançar seu objetivo, existem duas explicações.

·         No final das contas, não deseja  tanto assim alcançar aquela meta.

·         Está seguindo a meta de outro.

Escreve os seus 10 “porquês” rapidamente, logo após ter definido os seus objetivos.

O “Como”

Agora não deixe de definir seu plano de ação. Mas não perca muito tempo para definir cada único detalhe: se o seu objetivo é quase alcançado (Lembra?) Você não conseguirá nunca respeitar o seu belo plano pré-pronto, deverá ajustar a rota ao caminho que está fazendo.

Mas agora, quais coisas você deve escrever no seu plano de ações? 3 coisas:

·         A primeira ação que deve fazer hoje para iniciar a seguir o seu objetivo.

·         As fases intermediárias (—–) que entende em superar primeiro, antes de chegar ao objetivo final…

·         Não tenho ideia, mas 3 pontos fazem sempre cena 🙂

Agora que tem todos os instrumentos para definir os seus objetivos, não te resta nada que…

Iniciar a centralizá-los.

AutoEstima em 30 Dias