Desenvolvimento de habilidades: Pode aprender algo novo em um mês?

Será que você pode realmente aprender algo novo em apenas um mês?

Se você deseja continuar à frente na vida, é importante desenvolver habilidades e hábitos adicionais.

Mas neste mundo acelerado, há tempo para aprender coisas novas?

Não é fácil.

Por isso, é importante adotar uma abordagem proativa no que se refere à aquisição de habilidades. Quando compreender a psicologia por trás de adquirir novos talentos, poderá fazer melhorias rápidas na sua vida.

Dito isso, é possível “hackear” uma habilidade e aprender algo novo em apenas um mês?

Neste artigo, vamos recapitular algumas teorias e pensamentos populares a respeito de como dominar rapidamente habilidades diferentes.

10.000 horas para dominar uma habilidade?

No seu livro Fora de Série – Outliers, Malcolm Gladwell fez a famosa declaração de que é preciso 10 mil horas de prática deliberada para dominar qualquer habilidade.

Mas, por outro lado, há pessoas como Josh Kaufman e Tim Ferriss que publicam livros que mostram como aprender habilidades rapidamente.

Quem está certo?

É preciso 10.000 horas para dominar uma habilidade, ou 20 horas?

Ambas as respostas estão corretas. Com todo o respeito a Ferris e Kaufman, você não vai pegar um violoncelo e se tornar Yo Yo Ma em 20 horas, nem pegar um taco de golfe e se tornar Tiger Woods em um mês.

Você não pode se tornar um expert; mas pode se tornar competente.

Em 30 dias de prática deliberada (uma hora por dia), você poderia aprender o básico do violoncelo e tocar algumas músicas que as pessoas conseguiriam reconhecer. Poderia aprender a jogar golfe ao ponto de não passar vergonha no campo. Não será um expert, mas terá percorrido 80% do caminho.

Os últimos 20% da habilidade são o obstáculo mais difícil de superar. É aí que o tempo e a prática se tornam importantes.

Gladwell estava falando a respeito do nível de realmente dominar uma habilidade. Se quiser ser 100% fluente em outra língua, sem vestígio de sotaque, conte com 10 mil horas de prática deliberada. Porém, se quiser aprender uma língua e ser compreendido, 30 horas de prática devem bastar.

Com que rapidez você pode aprender uma nova habilidade?

É algo possível se você dedicar um mês ao processo.

30 dias para aprender algo novo

Trinta horas é ainda assim um tempo MUITO curto para se tornar competente em qualquer habilidade. A prática leva à perfeição, e 30 horas não são muito tempo de prática.

A única maneira de se tornar competente numa habilidade num tempo tão curto é por se certificar de que sua prática seja deliberada, eficaz, eficiente e precisa.

Não se pode ter 30 horas de prática aleatória e se considerar competente. É preciso ter um plano, metas, marcos de progresso e prática ininterrupta. Esta última é essencial, porque uma hora por dia não é muito tempo. Cada hora de prática requer 100% da sua atenção sem absolutamente nenhuma interrupção.

11 dicas para aprender uma nova habilidade

Para ilustrar este ponto, digamos que você gostaria de aprender uma nova língua. Seguem-se 11 estratégias que podem ajudá-lo a ter conversas simples na nova língua dentro de 30 dias:

1. Concentre-se no que é importante. O que você quer aprender? Como pode chegar lá? Uma língua pode ter 15 mil palavras, mas aprender as 1.500 palavras certas pode ajudá-lo a compreender 90% de um diálogo, ao invés de apenas 10%. É tudo uma questão de estabelecer um plano para aprender primeiro o que é importante.

2. Faça um plano. Se quiser ter sucesso em novas habilidades, você precisa ter um plano. Seu plano deve estar por escrito. Ponto final.

3. Divida em partes. Você não vai conseguir se tentar aprender tudo de uma vez. Estude áreas diferentes da habilidade em momentos diferentes. O treinamento em cada área específica precisa ser intenso e aprofundado.

4. Crie exercícios de repetição. A repetição é o segredo. Faça exercícios de repetição sobre os elementos fundamentais até que os saiba de trás para a frente.

5. Crie marcos de progresso tangíveis. Cada dia do mês deveria ter um resultado com um marco específico. Então, se está aprendendo uma língua, deveria estabelecer uma meta de aprender 100 palavras novas ou praticar com um programa de computador por uma hora.

6. Pule na água. Quando se trata de aprender línguas, isso significa se expor e conversar com falantes nativos. Você talvez tenha medo de passar vergonha até que esteja falando bem, mas nada ensina mais do que pular na água e tentar nadar. É por isso que se recomenda imersão total para aprender uma língua. Quando você TEM que aprender algo, achará mais fácil aprender.

7. Repetição, repetição, repetição. Você terá uma hora de prática deliberada cada dia. No entanto, a coisa mais importante que poderá fazer é revisar e repetir os pontos principais ao longo do dia.

8. Seja persistente. Haverá dias em que não vai querer aprender. Dias em que vai achar que não é capaz e não vai conseguir. Meu conselho é: Faça assim mesmo.

9. Tenha paciência. Leva tempo para se tornar competente em qualquer coisa. Entenda que não se tornará expert de um dia para outro. Todo mundo precisa aprender; então, precisará investir seu tempo para fazer algo bem.

10. Crie exercícios e testes.  Compre um programa ou guia de estudos para a habilidade que está desenvolvendo. Use esse material para praticar e teste suas novas habilidades.

11. Corrija a si mesmo. Mantenha um registro do seu treinamento num diário. Se estiver passando trabalho com alguma coisa, reserve tempo para trabalhar nessa área.

Em última análise, aprender algo novo em 30 dias é uma meta ambiciosa. Terá que trabalhar duro e ser eficiente no seu horário de estudo.

A boa notícia é que pode ser feito.

Simplesmente siga esses 11 passos e poderá adquirir rapidamente uma nova habilidade. Pode até experimentar o Desafio dos 30 Dias e passar um mês se concentrando nesse talento. Com um pouco de prática e repetição, poderá desenvolver talentos adicionais em base regular.

Leave a Reply

AutoEstima em 30 Dias