Está Se Sentindo Constrangido? Desenvolva sua Autoestima em 6 Maneiras Surpreendentes.

Você pode não ser perfeito, mas você é bom o bastante. Se você quer andar com confiança e mostrar ao mundo quão fabuloso você é, veja estas seis maneiras de desenvolver sua autoestima e motivação.

1. Sorria e diga “Oi” para todas as pessoas que passarem por você.

Você não pode esperar que as pessoas venham gravitar em torno de você se a sua postura reflete uma total falta de confiança. Evitar o contato olho-no-olho é uma indicação visual de que você é uma pessoa inacessível. Provavelmente você olha para o chão não porque não esteja interessado em conhecer novas pessoas — mais frequentemente, este é apenas um sintoma de baixa autoestima — mas essa é também a impressão que você está passando. A partir de hoje, vá dar uma volta, diariamente, em um parque da cidade e diga “Oi”, ou, “Tudo bem?” a pessoas que passarem por você. Você vai ser surpreendido positivamente com as reações que verá, que vão encorajá-lo a se comunicar com mais pessoas.

2. Engula o seu medo e pergunte às pessoas os seus números de telefone (mesmo se você não planeja ligar pra elas).

Você não precisa estar solteiro para fazer este exercício. Se estiver comprometido, você pode até mesmo convidar a sua parceira para te encontrar num bar ou shopping, e fazer uma brincadeira divertida com isso (quem conseguir mais números, compra um drink para o outro!). Se você sentir medo, e se sentir bloqueado no momento do medo, você pode pegar esse script emprestado para tornar o processo rápido e fácil (nota – estou incluindo dicas úteis com ** para explicar o meu raciocínio para quem está solteiro e pronto para flertar!):
“Oi! Meu nome é _______*. Na verdade, estou com pressa de chegar a uma reunião importante**, mas você realmente chamou a minha atenção***. Espero que isso não seja constrangedor, *** mas eu gostaria de saber se eu posso pegar o seu número de telefone?”
*Muitas pessoas fazem com que a MANEIRA de abordagem seja mais complicada do que ela precisa ser. Não tente impressionar. Não tente ser engraçado. Apresente-se, em seguida, corte o assunto (mas de uma forma elegante!).
**Mais opções: “Volta ao trabalho” (se você estiver no seu intervalo de almoço). “Minha próxima aula” (se você for um estudante universitário). Etc, etc, etc.
*** Para ganhar pontos extras, diga POR QUE a pessoa chamou a sua atenção. Uma tatuagem interessante da qual você gostaria de saber o significado? Uma camiseta engraçada que fez você rir? Um sorriso bonito que chamou a sua atenção? Quanto mais pessoal (e genuíno!), melhor!
*** Como iniciar uma conversa com uma pessoa que você nunca conheceu pode ser considerado algo pouco convencional de se fazer, uma estratégia inteligente para resolver esse problema é abordar um assunto, mesmo antes da pessoa sequer pensar nisso. Listar as possibilidades de objeções antes é uma excelente tática de negócios que eu aprendi com o Eminem (artigo cortesia de James Altucher).

3. Pare de seguir comandos sem questionar, e começe a perguntar “Porquê?” ao invés disso.

Você pode pensar que seguir o seu líder sem hesitação seja uma ótima maneira de demonstrar lealdade, mas, na verdade, isso faz você parecer uma pessoa sem opinião própria. Fazer perguntas demonstrará que você NÃO é um mero ‘seguidor’ que se inclina às ordens dos outros. As posições de poder são reservadas para as pessoas que demonstram um pensamento independente, e as situações mais difíceis não podem ser resolvidas com soluções encontradas em livros didáticos. Questionar mais também irá ajudá-lo a aprender como os conceitos funcionam em um nível mais profundo. Não sei nada sobre você, mas se me contar um fato, provavelmente eu vou esquecê-lo antes do fim do dia. No entanto, se você me contar uma história ou uma analogia para ilustrar este mesmo fato, serei capaz de lembrar.

4. Passeie nu pela casa, com confiança (talvez não quando seus colegas de quarto estiverem em casa!)

Você não pode querer se sentir confiante se você não se sentir confortável com o seu corpo. Muita gente se olha no espelho enquanto se prepara pela manhã e imediatamente procura por falhas. Criticar o seu corpo pode destruir a sua autoestima rapidamente, então comprometa-se a aceitá-lo, ao invés de criticá-lo. Eu sei que isso pode parecer loucura, mas passar algum tempo sozinho, sem roupas, pode ajudar. Você perceberá coisas sobre o seu corpo que você nunca notou antes. Aprenda a aceitar os traços físicos dos quais você não gosta e comece a se sentir mais confortável nesse lindo templo que lhe carrega pelo mundo.

5. Procure um curso de teatro na sua região e encontre o Shakepeare que mora em você!

Você pode sentir medo de atuar na frente de outras pessoas, mas não há nada melhor do que dar asas à sua alma e fazer coisas absurdas na frente de uma sala cheia de estranhos, para fazer com que você deixe de se sentir constrangido. Se você quiser saber como a atuação no teatro me ajudou a me aceitar e a ser mais confiante, clique AQUI.

6. Aproveite o dia, porque a vida não é divertida se você passar por ela se sentindo constrangido.

Você nunca vai superar a sua falta de confiança se você ler artigos como esse, mas nunca colocá-los realmente em. Conte pra gente nos comentários como você planeja desenvolver sua autoestima. Por favor, clique no botão de compartilhamento para compartilhar este artigo, se você achou ele útil.

 

Artigo Original : http://www.lifehack.org/articles/communication/feeling-self-conscious-develop-self-esteem-these-6-surprising-ways.html

Leave a Reply

AutoEstima em 30 Dias