30 Coisas para Você Dizer a si mesmo no espelho quando sentir Falta de Autoestima

Quando uma pessoa está em falta de autoestima, ela não se aceita plenamente. Pensamentos negativos, falhas, falta de habilidades tendem a dominar os seus pensamentos.  Então, aqui estão 30 citações, músicas e outras dicas para ajudá-lo na próxima vez em que você estiver em frente ao espelho.

1. Estabeleça metas realistas

“Eu tenho que ser realista sobre o que eu posso ou não posso fazer. Então, tudo o que eu fizer deve realmente valer a pena. Eu gosto de dominar as coisas que faço.” – Queen Latifah

Muitas vezes, os adolescentes ficam impressionados com artistas e celebridades, e sonham em ser como eles e ganhar milhões. Mas é muito melhor olhar para o que você pode fazer bem, e quais habilidades você pode adquirir, sem ficar sonhar acordado o tempo todo.

2.  Estabeleça mini-metas ao longo o caminho

Quebre os seus objetivos em mini-passos. Seguir em frente a partir de cada pequeno sucesso é algo muito motivador e impulsionador da confiança.

3.  Cante junto com a Rihanna

Eu amo a música ‘Umbrella’ onde ela canta ‘Porque o sol brilha, nós vamos brilhar juntos’. Assista este vídeo com um amigo/parceiro e cantem juntos. Lembre-se dessas frases: ‘Saiba que ainda teremos um ao outro; você pode ficar sob meu guarda-chuva’. Isso sempre impulsiona a minha autoestima!

https://www.youtube.com/watch?v=21PthYQUztg

4. Atualize a sua própria auto-imagem

Quantas vezes você já disse:

“Eu costumava ser bom em tocar piano”

ou

“eu costumava ter tantos amigos naquela época.”

Porque não mudar para o presente e começar a fazer lições de piano de novo? Na próxima vez em que você estiver na frente do espelho, diga “eu estou realmente contente porque eu comecei a tocar piano novamente.”

5. Comece a Competir consigo mesmo

“Quando acreditamos em nós mesmos, podemos arriscar experimentar a curiosidade, os desejos, a delícia espontânea ou qualquer experiência que revele o espírito humano.” – E.E. Cummings

Esqueça os chamados ‘amigos no Facebook’ que são mais brilhantes, melhores e mais bem sucedidos. Isso é o que eles dizem! Isto só está alimentando um hábito de inveja. Comece a acreditar em si mesmo e a competir com você mesmo, para promover mudanças.

6. Repita mentalmente para você todas as suas realizações

Faça uma lista de todas as suas realizações. Pense em todas aquelas provas em que você foi bem, no seu sucesso em um projeto, nos seus relacionamentos e em quantos quilômetros você correu na última maratona.

7. Não fique muito preso em qualificações formais

Eu não era bom em matemática na escola. E eu gostaria de ter dito isso ao meu professor de matemática naquela época!

“Antes que você diga qualquer coisa, lembre-se da importância educacional da autoestima.”

falta de autoestima

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8. Observe os seus atributos físicos

Talvez você tenha um sorriso bonito ou belas pernas, como eu tenho! Observe longamente os seus olhos, rosto, sorriso, unhas, cabelo, lábios e assim por diante. Você deve ter, pelo menos, cinco características muito boas. Num dia bom, eu posso encontrar 10!

9. Apague os pensamentos negativos

Muitas vezes você pensa nos obstáculos que encontra no seu caminho. Tente substituí-los por pensamentos positivos, onde você repete que pode fazer aquelas coisas que você quer, e que este obstáculo é apenas um pequeno contratempo.

“Quando você substituir os pensamentos negativos por pensamentos positivos, você vai começar a ter resultados positivos.” – Willie Nelson

10. Gravite em torno de pessoas empáticas

Obtenha a empatia que você precisa. Aqui vai uma piada: “Minha namorada acabou de voltar do médico dizendo que ela sofre de baixa autoestima. Da onde será que aquela baranga tirou isso?”

11. Cave fundo

Tente conhecer-se melhor. Avalie as suas limitações e descubra se elas são obstáculos reais ao seu progresso. Equilibre-as com as suas habilidades, qualidades e sucessos, para obter uma imagem mais ampla.

12. Quando você não gosta de si mesmo, você não se cuida bem

13. Livre-se de hábitos ruins

“Ao semear um pensamento, você colhe uma atitude;
Ao semear uma atitude, você colhe um hábito;
Semeie um hábito, e você colherá uma característica;
Semeie uma característica e você colherá o destino.” – Samuel Smiles

Em seu livro, Os 7 Hábitos de Adolescentes Altamente Eficazes, Sean Covey dá muitos conselhos aos adolescentes (e adultos!) que adquiriram maus hábitos, e fala sobre como mudar isso.

14. Escolha seus amigos cuidadosamente

“Antes de você se diagnosticar com depressão ou baixa autoestima, tenha a certeza de que você, na verdade, não está simplesmente cercado por idiotas.” – William Gibson

15. Tente identificar quais são seus verdadeiros problemas

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16. Busque capacitação

Saia dos meios de comunicação sociais que podem aliviar a solidão e ajudá-lo a esquecer a sua baixa autoestima. Esta é uma correção de curto prazo. Procure sair, socializar com pessoas reais e fazer mais exercícios. Isso impulsionará o seu empoderamento como nunca.

17. Minimize a sua voz crítica interior

Se você é muito duro consigo mesmo, tente dizer a si mesmo para não ir por esse caminho novamente. Tente banir o ‘você deve’ dos seus circuitos mentais.

18. Ajudar crianças (e adultos!)

Eu gosto muito do livro do Dr. Wayne Dyer para crianças, chamado “Você é Incrível! 10 maneiras de fazer você brilhar.”O livro contém lições de vida e mensagens lindas e edificantes que podem ser compartilhadas entre pais e filhos. É apenas um bom livro para ajudar as crianças e os pais a se sentirem realmente bem com eles mesmos. É uma maravilhosa lição de autoconfiança.

19. Conceda a si mesmo um prêmio

Faça uma pausa e pense por que você deve obter um prêmio pelas três melhores qualidades que você tem. Elas podem ser qualquer característica sua, desde quão gentil você é, até as suas habilidades culinárias ou o seu relacionamento com os animais.

20. Não se subestime

Muito frequentemente, a dura autocrítica assume o poder e você começa a pensar que você só teve sucesso porque a tarefa era fácil. Tente pensar nos aspectos positivos e nas qualidades que você apresenta, e não se deprecie.

21. Esqueça a abordagem tudo ou nada

Isso cheira a perfeccionismo. Tente ser realista e parar de pensar numa abordagem tudo ou nada. Todos os resultados terão benefícios e desvantagens.

22. Identifique os gatilhos

Muito frequentemente, um prazo difícil ou uma discussão com seu parceiro tendem a ser gatilhos que fazem a sua autoestima dar um mergulho no abismo. Tente colocar isso de lado. Quando você os identificar, reconheça-os e pense sobre os outros 90% que estão indo muito bem.

23. Valorize os elogios

Todos nós buscamos louvor e reconhecimento pelos nossos esforços. Quando você receber um elogio, não menospreze a sua realização. Simplesmente diga “obrigado” e alegre-se por você ter o reconhecimento que merece.

24. Comece a doar o seu tempo

Esta é uma ótima dica para aumentar a autoestima. Se você fizer uma ação gentil, você automaticamente se sentirá melhor por ter contribuído de alguma forma para tornar o mundo um lugar melhor. Você se sente mais valioso e isso será realmente útil para aumentar a sua autoconfiança.

25. Não deixe o medo e a ansiedade assumirem o controle

“Não acredite em tudo o que você pensa. Pensamentos são apenas isso – pensamentos.”- Allan Lokos

Se você tem medo de enfrentar novos desafios e deixa a ansiedade tomar as decisões por você, a sua autoestima sofrerá em longo prazo e você sempre se culpará por não seguir em frente.

26. Faça algo que você continua adiando

Pense naquela tarefa que você vem adiando há meses. Pode ser qualquer coisa, desde ir a um médico especialista até arrumar alguma bagunça. Quando você conseguir realizar essa tarefa, isso poderá ser uma ótima maneira de aumentar a sua autoconfiança.

27. Cuide da sua aparência

Você pode se sentir para baixo mas, muitas vezes, se vestir bem e cuidar de si mesmo projetará a imagem certa. Seus sentimentos vão melhorar, já que cada vez que você olhar no espelho você se sentirá melhor.

28. Mantenha um diário

Anote as suas realizações, as suas grandes qualidades e todas as coisas pelas quais você precisa ser grato. Mantenha isso à mão em seu smartphone para que você possa se tranquilizar sempre que necessário.

29. Procure por distrações

Quando você entra na espiral de pensamentos negativos, a melhor maneira de limitar as consequências e outros efeitos colaterais é fazendo alguma outra coisa. Pode ser qualquer coisa, desde ir correr até assistir um vídeo engraçado no YouTube.

30. Aprenda com os erros

Não perca tempo tentando encobrir seus erros. Em vez disso, dê um passo para trás, analise o que correu mal e aprenda essas lições.
Onde você está na escala da autoestima?

Você já pensou sobre como as pessoas com excesso de confiança são tão cheias de si, e ainda assim os seus resultados são medíocres?  Ou sobre aquelas pessoas no extremo oposto da escala, que nunca assumiram um desafio ou são atormentadas por dúvidas e autocrítica. Você precisa avaliar realisticamente onde você está nesta escala. Tire um tempo para refletir sobre suas qualidades humanas, competências, ética e suas conquistas, e avalie-as honestamente.

 

Artigo original:http://www.lifehack.org/articles/communication/30-things-tell-yourself-mirror-when-you-lack-self-esteem.html

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