Fatores que Influenciam a sua Autoestima

Há muitos fatores na vida que podem influenciar a sua autoestima. Estes fatores podem tanto fortalecer a sua autoestima, quanto puxá-la para baixo.

 

Infância

A infância é uma das principais influências que contribuem para a construção da autoestima.

Conforme você cresce, a sua personalidade e tudo mais se desenvolvem. Todos ao seu redor tem o potencial de influenciar a pessoa que você vai se tornar – incluindo a influência sobre a sua autoestima.

Por exemplo, as crianças que crescem em ambientes domésticos particularmente caóticos tendem a ter menos autoconfiança e autoestima. Crianças que crescem em casas instáveis tendem a carregar essa carga com elas ao longo de toda a vida.

 

Sociedade

As pressões da sociedade contribuem de forma importante à baixa autoestima. Há muitas exigências para viver de certa maneira, vestir-se de uma determinada maneira, ter um certo tipo de trabalho e agir em conformidade. Estas pressões podem pesar sobre você e, ao sucumbir à pressão, isso pode levar a uma baixa autoestima.

 

Mídia

A nossa absoluta obsessão com os meios de comunicação, quer se trate de anúncios impressos, televisão ou mídia social, contribui para o dilema de questões de autoestima generalizada, especialmente na juventude de hoje. O acesso imediato às mídias sociais ajuda especialmente a influenciar as mentes jovens com a pressão de como ser, agir ou de como imitar celebridades, figuras públicas ou mesmo seus pares. Pode ser difícil não se comparar a outras pessoas, mesmo quando adulto, mas os jovens lutam com isso ainda mais do que os adultos.

 

Crenças

Algumas religiões e outros sistemas de crenças podem contribuir para o seu senso de autoestima. Por um lado, algumas religiões e sistemas de crenças podem ajuda-lo a construir a sua personalidade e encher a sua vida de amor e alegria. Por outro lado, algumas religiões sugerem que as pessoas são inerentemente ruins e que você é um “pecador”, não importa como viva a sua vida. Embora nenhum sistema de crenças seja intrinsecamente ruim, às vezes essas práticas e ideias podem influenciar a sua autoestima.

 

Amigos e Família

As pessoas com quem você passa o seu tempo têm uma grande influência sobre a sua autoestima. Seus amigos podem ajudá-lo a construir a sua confiança, auto-imagem e auto-respeito, ou podem destruí-las. Algumas pessoas puxam os outros para baixo de forma proposital para se sentirem mais fortes, estando conscientes ou não do que estão fazendo.

A família em que você cresceu, bem como a família que você encontra em casa, também pode ter efeito sobre a sua autoestima. Os sentimentos de inadequação, quando se tratam de participar da sua família, podem gerar uma baixa autoestima. Já uma família que trabalha em conjunto e constrói uns com os outros pode contribuir para uma autoestima saudável.

 

Envolvimentos Românticos

Todos os relacionamentos podem influenciar a sua autoestima, mas os relacionamentos românticos tendem a ter um efeito maior. Estar em um relacionamento amoroso feliz pode aumentar a sua autoestima. Por outro lado, um relacionamento ruim pode puxar você para baixo de muitas maneiras. Um relacionamento que termina de forma ruim – ou o fasto de ter sido deixado pelo parceiro – também podem pesar muito sobre a sua autoconfiança e autoestima.

 

Ambiente de Trabalho

Você gasta muito tempo da sua vida no trabalho ou na escola, então não é de se admirar que esse ambiente influencie todos os aspectos da sua vida, incluindo a sua autoestima. Um trabalho estressante e excessivamente exigente pode, muitas vezes, contribuir para uma baixa autoestima, enquanto um local de trabalho produtivo e encorajador pode ajudá-lo a crescer de maneira mais forte.

 

Saúde

Sua saúde geral também pode contribuir para a sua autoestima. Cuidar de si mesmo, do seu corpo, mente e espírito, pode fortalecer todos os aspectos de si mesmo, incluindo a sua autoestima.

Em geral, há muitos fatores na vida que podem gerar influências. Cada parte da sua vida tem influência e, portanto, tem poder sobre a sua autoestima. Mas, a pessoa com maior controle sobre a sua autoestima é você. Procure dar boas mensagens a você mesmo e evite o auto-bullying, a fim de construir a sua autoestima de maneira saudável.

Leave a Reply

AutoEstima em 30 Dias