16 Maneiras Comprovadas de Aliviar Seu Estresse

O estresse é parte de nosso estilo de vida moderno e acelerado.

Daí, o estresse conduz diretamente a baixa autoestima, dores de cabeça, irritabilidade, fadiga e até a uma grande variedade de problemas de saúde em potencial.

Em vez de nos ajudar a superar nossos problemas, estresse severo pode reduzir nossa competência e nos tornar menos capazes de lidar com os problemas que precisamos enfrentar.

As pessoas muitas vezes dizem:

“Não se estresse”, ou:

“Você precisa reduzir seu estresse.”

Falar é fácil; fazer é difícil.

Se você se dedicar a desenvolver um hábito de redução de estresse, é possível.

Afinal, o estresse é um estado mental causado por influências externas. Você não pode mudar as pressões externas, mas pode trabalhar sua maneira de reagir a essas pressões.

Este artigo detalha 16 estratégias comprovadas para lidar com o estresse. Cada uma dessas dicas é apoiada por links a periódicos médicos ou organizações noticiosas de boa reputação.

16 Estratégias para lidar com o Estresse

Fazer uma mudança de hábito para reduzir o estresse pode ser complicado. Talvez seja impossível se livrar das fontes de seu estresse. O que você pode fazer é implementar estas 16 estratégias para aliviar o problema um pouco.

1. Beba Chá de Camomila

estresse e cha de camomila

Notou-se que o chá de camomila ajuda a dormir. Ele ajuda a acalmar os nervos e a relaxar. Tirar um momento do seu dia frenético para apenas parar e tomar uma boa xícara de chá de camomila vai lhe dar um momento de paz, livre de preocupações. Também vai ajudar você a consumir ervas cujo efeito relaxante e calmante é conhecido há séculos.

Veja o que o Centro Nacional de Informação Biotecnológica (NCBI) tem a dizer sobre o chá de camomila.

 

2. Dê uma caminhada (ou faça mais exercícios).

caminhar

Quando se está estressado, é fácil supor que você “coisas demais para fazer” e simplesmente não tem tempo para dar uma caminhada. Pode parecer um contrassenso, mas tirar tempo para uma caminhada na verdade diminui o estresse, preparando você para lidar com situações estressantes.

Segundo este relatório da Clínica Mayo, caminhar (ou qualquer outro exercício regular) pode reduzir seu estresse de várias maneiras:

  • Faz você se sentir melhor por bombear os receptores de “euforia” do seu cérebro, suas endorfinas.
  • Reduz os sintomas da depressão leve e ansiedade.
  • Pode elevar sua confiança e capacidade de lidar com problemas.
  • Dá uma sensação de controle sobre seu próprio corpo e mente.
  • Pode ser uma forma de meditação calmante em movimento.

Eu acho esse último ponto particularmente produtivo. Muitas vezes encontrei soluções criativas para problemas de trabalho enquanto fazia exercícios.

Então, se o estresse está deixando você para baixo, e faz tempo que você não está ativo, comprometa-se a andar 10.000 passos por dia.

3. Reduza ou elimine café e/ou cafeína.

cafe

Neste ponto, eu mesmo preciso melhorar. Às vezes, é difícil enfrentar um dia sem cafeína para “dar uma levantada”.

De acordo com um estudo conduzido pelo Dr. James D. Lane, o café tem efeitos que são:

“duradouros e exageram a resposta ao estresse, tanto em termos de resposta fisiológica do corpo em elevações de pressão sanguínea e níveis do hormônio do estresse como de ampliar a percepção de estresse da pessoa.”

De início, pode ser difícil reduzir gradualmente ou eliminar seu consumo diário de cafeína, mas a longo prazo, isso vai fazer maravilhas pela redução de seu estresse.

 

4. Coma mais gengibre. 

gengibre

Esta é uma maneira agradável e simples de combater o estresse. Há muito tempo o gengibre é considerado um tratamento homeopático para aliviar o estresse, e estudos recentes publicados pelo NCBI dão apoio a essas alegações.

 

 

5. Desconecte-se da tecnologia.

tecnologia

 

A própria tecnologia tem causado alguns dos nossos problemas modernos com o estresse, conforme ilustrado pelo Dr. David Volpi neste artigo do Huffington Post.

Nesta era modera, desconectar-se “permanentemente” da tecnologia simplesmente não é possível. Porém, há dois passos que se pode tomar para se desconectar da tecnologia e reduzir o estresse.

  1. I. Se estiver se sentindo sobrecarregado, simplesmente se afaste da tecnologia. Uma breve caminhada ao redor do prédio pode ser perfeita para se desestressar nesse caso (além de ajudar você a alcançar a meta diária de andar 10.000 passos).
  2. II. Desconecte-se da tecnologia uma hora antes de dormir. Um dos argumentos principais do Dr. Volpi é que as telas iluminadas podem desajustar seu ritmo circadiano e fazer com que uma boa noite de sono seja quase impossível.

6. Tenha uma boa noite de sono.

durmir bem

Não é segredo que o estresse e uma noite bem dormida têm um efeito recíproco. É difícil dormir bem quando se está estressado e é difícil não estar estressado se você não dormiu bem.

Tudo o que pode fazer é remover os empecilhos. No artigo “Durma antes da meia-noite”, dei algumas dicas para você ir dormir num horário decente.

 

7. Evite Alimentos Processados.

junk food

Sabe-se que alimentos ricos em açúcares refinados e farinha branca fazem os níveis de insulina decolar e liberam o hormônio do estresse. Junk food, alimentos fritos, adoçantes artificiais e alimentos com muitos conservantes também estão nesta lista publicada pelo Centro Médico da Universidade de Maryland.

8. Tome óleo de linhaça.

óleo de linhaça

O óleo de linhaça é um suplemento com vários efeitos positivos. Ajuda a reduzir a pressão sanguínea, constipação, doenças inflamatórias e colesterol. Este artigo da Fundação Livestrong, fala do benefício de combater estresse e ansiedade com óleo de linhaça.

 

9. Técnicas de respiração.

respirar

Um dos eventos mais estressantes que existem é o parto. Uma maneira de lidar com o estresse e a dor de um parto normal é usar respiração profunda. Esta é uma antiga e comprovada maneira de vencer sentimentos de ansiedade e estresse. O site Web MD diz especificamente que é uma das melhores maneiras de superar o estresse.

Há algumas técnicas diferentes de respiração profunda, mas todas têm o mesmo efeito: inspirar um volume de ar maior do que o normal e retê-lo nos pulmões por um pouco de tempo.

Se estiver se sentindo estressando, experimente esta técnica de respiração:

  • Leve 5 segundos para lentamente inalar um volume de ar maior do que o normal.
  • Segure o ar nos pulmões por 5 segundos.
  • Leve 5 segundos para exalar lentamente o ar.
  • Faça isso mais 9 vezes.

Esse exercício pode reduzir significativamente qualquer estresse e ansiedade que esteja sentindo em menos de dois minutos.

10. Escute música relaxante. A música pode acalmar, pode causar uma sensação de felicidade e nos fazer sentir vontade de levantar e dançar. Pode fazer você pensar com mais clareza. E, claro, tudo isso leva a uma redução do estresse e da ansiedade. (Para aprender mais, leia este artigo sobre o Poder da música para aliviar o estresse.)

11. Dê uma pausa para fazer algo que gosta. Leia um pouco. Assista a um programa de TV. Vá conversar com amigos. Visite um site de humor.

Seus problemas não vão desaparecer com escapismo, mas todos precisamos de um intervalo de vez em quando. O site Finer Minds relata que ler ficção é especificamente uma das melhores maneiras de vencer o estresse, reduzindo os níveis de estresse em 68% – mais do que caminhar, escutar música ou beber chá.

12. Conheça seus próprios sinais de estresse. O que você faz quando começa a se estressar demais? Alguns roem as unhas, outros suam, outros batem o pé. (Eu começo a ranger os dentes.)

Se identificar seus indicadores de estresse, saberá quando fazer um intervalo, se exercitar, dar uma caminhada ou respirar fundo.

Para consertar a si mesmo, é importante conhecer a si mesmo.

13. Encontre-se com amigos.  Às vezes, um tempinho com os amigos e a família pode ser a “recomendação do medico” para lidar com o estresse. Relaxar um pouco, rir e se divertir pode fazer maravilhas para aliviar sua tensão e estresse. (Para aprender mais, dê uma olhada neste artigo da Readers Digest, que considera todas as maneiras em que os amigos ajudam a pessoa a vencer o estresse.)

14. Tire um dia de folga. Todos precisamos de um dia com zero estresse de vez em quando. Tire um dia e se afaste de tudo. Vá fazer uma trilha. Tome um banho de sol na praia. Dê um longo passeio de bicicleta. Vá ao cinema. Ocasionalmente, é importante se desconectar da sua rotina normal e ficar longe de tudo. (Este artigo da ABC News considera como um tempo de folga pode reduzir o estresse e aumentar a produtividade.)

15. Experimente Atenção Plena (Mindfulness).

mindfulness

Nunca fui um grande fã de meditação. Parece meio “Nova Era” para mim. Mas alguns estudos razoavelmente sérios provaram que o método de meditação Atenção Plena, ou Mindfulness, tem um efeito positivo sobre o estresse e a ansiedade (veja este artigo da Harvard Health).

 

16. Agrade ao seu olfato.

agrada

 

Todos os nossos sentidos são conectados com o cérebro. Muitos deles interagem de formas que não imaginaríamos. Experiências provaram (segundo o NCBI) que a aromaterapia, especificamente aromas de lavanda, tem um efeito positivo sobre a redução do estresse.

Com essas 16 maneiras de lidar com o estresse, agora você está armado de estratégias para viver uma vida mais calma e satisfatória. Não se pode controlar muitas das coisas que causam estresse. O que se pode fazer é adotar uma abordagem proativa e controlar a maneira em que você lida com o problema.

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