Sua Autoconfiança Está Afetando sua Performance no Trabalho?

Quando foi a última vez que você duvidou de seu próprio julgamento e habilidades, ou não se sentiu seguro de si mesmo? Para a maioria de nós, isso pode ter acontecido há poucos minutos, um dia ou talvez uma semana atrás, mas todos nós sabemos qual é a sensação do peso de nossas próprias inseguranças. Provavelmente não é surpreendente ouvir que 95% de nós experimenta uma falta de autoconfiança ou crença em algum momento de nossa vida, mas o que pode surpreendê-lo é quanta influência a sua autoconfiança tem em seu trabalho e em como você o executa.

Como indivíduos, nós não costumamos ir além dos limites da forma como nos enxergamos, independentemente de quais são esses limites. Conforme realizamos nossas ações diárias no trabalho, há uma força mais forte e escondida direcionando as ações que tomamos.

Alguém com baixa autoconfiança normalmente não aceita desafios além de sua zona de conforto, enquanto uma pessoa com uma autoconfiança alta não sente o desejo de permanecer em sua zona de conforto. Para crescer profissionalmente, normalmente é preciso sair dessa zona de conforto e romper os limites para chegar ao próximo nível em sua carreira.

Duvidar de suas habilidades, acreditar que alguém é melhor do que você, ou não pensar que você pode fazer o trabalho direito, são exemplos comuns de baixa autoestima no trabalho. A maneira como você se sente sobre si mesmo afeta diretamente a sua produtividade e desempenho no trabalho, que por sua vez afeta o seu sucesso profissional.

Por que isso acontece? Conforme você cresce, começa a experimentar e aprender sobre o mundo ao seu redor. Você é muito influenciado por seus pais, amigos, seu ambiente e experiências, e ao longo dos anos, a maioria das crenças dessas pessoas e situações acabam se tornam as suas próprias. Essas crenças mais tarde influenciam seus pensamentos, sua maneira de ver e pensar sobre as coisas, e seus sentimentos a respeito delas. As ações que você toma na vida são ditadas por esses sentimentos e emoções, e essas ações levam aos hábitos que você tem e os resultados em sua vida. Caso esteja com falta de autoconfiança em uma área, há quase sempre uma crença limitante escondida em algum lugar que continua o reprimindo.

Mudando Seus Padrões de Pensamento

Porém, nem todas as coisas que você acredita e pensa fazem você se sentir bem, e é aí que o maior perigo está. Você precisa desafiar a forma com a qual você está pensando se ela não o estiver apoiando agora, pois sem dúvidas ela está afetando o seu trabalho. Claro que é normal duvidar de si mesmo de vez em quando, mas se você sabe que a voz em sua cabeça parece que o limita mais do que apoia, construir sua autoestima é essencial para você e seu desempenho no trabalho.

Existem várias formas de começar a construir sua autoestima, e se quiser ver o quão rápido seus resultados podem mudar, invista tempo e esforço para realizar isso – Eu garanto que você ficará maravilhado como o seu mundo externo começará a mudar baseado no seu mundo interno.

Aqui está como você pode começar:

  1. Fique ciente de seus pensamento e crenças. Caso você não esteja se sentindo da forma que gostaria, pare nesse momento e pergunte a si mesmo “No que estou pensando que está me fazendo sentir dessa forma?” e “Como esse modo de pensar está me ajudando?”
  2. Considere uma outra maneira que você poderia pensar sobre o que está acontecendo que o faria se sentir melhor. Como você precisa mudar sua maneira de pensar para conseguir o que quer? Você deve começar a dominar seus pensamentos se quiser dominar os resultados em sua vida; é a sua mentalidade que cria sua realidade.
  3. Mude os pensamentos limitados. Outra técnica é pegar a si mesmo quando estiver pensando algo limitante; pare e diga a si mesmo que isso não é verdade, depois repita a frase negativa de uma forma positiva algumas vezes para depois seguir em frente. Há uma ciência por trás dessa sugestão que é chamada de neuroplasticidade, que é a capacidade do seu cérebro de começar a formar novas conexões neurais, como a maneira que você pensa normalmente.

Por fim, pare de se comparar com os outros, é uma comparação decepcionante e um mau hábito. Existe apenas um de você, então, seja o melhor que puder e comece a se apoiar mais, como você faria por um amigo. Cerque-se de pessoas que fazem você se sentir bem, que não o coloquem para baixo ou que o façam se sentir menos digno. Tenha pessoas ao seu redor que elevem seu espirito e façam você se sentir um campeão.

Não importa qual carreira você possui; ter confiança em si mesmo é necessário para ser feliz e alcançar melhores resultados. A maior diferença entre aqueles que sobem a escada corporativa e aqueles que ficam na parte inferior está em ter uma autoconfiança alta. Trabalhar na construção de sua autoconfiança agora é muito mais fácil do que viver com os resultados da baixa autoconfiança que vêm com o tempo.

 

Original: http://www.lifehack.org/articles/work/is-your-self-confidence-affecting-your-job-performance.html

Leave a Reply

AutoEstima em 30 Dias